Moradores fazem estoque de comida e água no Havaí à espera do furacão Lane

Tempestade de categoria 4 se aproxima da ilha de Oahu nesta quinta-feira.

0 41

O furacão Lane, que ameaça se tornar a pior tempestade a atingir o Havaí em 25 anos, se aproximava da ilha de Oahu nesta quinta-feira (23). Escolas, prédios governamentais e negócios foram fechados e moradores compraram estoques de comida e foram orientados a permanecer em suas casas.

Lane, uma tempestade de categoria 4 na escala Saffir-Simpson que avalia a força de furacões em cinco níveis, tinha ventos contínuos máximos de 230 km/h, podendo provocar chuva forte sobre o Estado norte-americano, desencadeando enchentes e deslizamentos de terra, alertou o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS).

Na quarta-feira, a tempestade estava 415 km ao sul de Kailua-Kona e se movia para o noroeste a cerca de 12 km/h, segundo o serviço meteorológico. O furacão chegou a atingir a categoria 5, mas recuou.

“Preparações para proteger vidas e propriedades devem ser aceleradas. Impactos com risco de vida são prováveis em algumas áreas à medida que o furacão se aproxima”, disse o serviço.

O governador do Havaí, David Ige, pediu que moradores se preparem para o pior, abastecendo suas casas com água, comida e remédios suficientes para 14 dias, caso haja grandes danos a rodovias e infraestruturas.

“Peço que nossos moradores e visitantes levem essa ameaça a sério e se preparem para um impacto significativo”, disse o governador durante coletiva de imprensa na capital do Estado, Honolulu.

Ige também anunciou que todas as escolas públicas, campus da Universidade do Havaí e prédios governamentais não essenciais nas ilhas de Oahu e Kauai serão fechados por ao menos dois dias começando nesta quinta-feira.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.