Satélites indicam que Coreia do Norte parou com desmonte de local de testes

Imagens de 16 de agosto indicam que trabalho de demolição na Estação de Lançamento de Satélites de Sohae foi paralisado no início do mês. Informação foi divulgada dois dias depois de relatório de agência da ONU que diz que país não parece ter pausado suas atividades nucleares.

0 37

Imagens de satélites da semana passada indicam que a Coreia do Norte parou com as atividades para desmontar uma instalação de testes de motores de mísseis na primeira metade de agosto, apesar de uma promessa em uma cúpula em junho ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, relatou nesta quarta-feira (22) um centro de pesquisas sediado em Washington.

O projeto 38 North informou que imagens de satélites comerciais da Estação de Lançamento de Satélites de Sohae tiradas em 16 de agosto não indicam “atividades significativas de desmantelamento” no estande de testes de motores ou na plataforma de lançamento da estação desde 3 de agosto.

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, disse no mês passado que relatos de que a Coreia do Norte havia começado a desmantelar instalações em Sohae eram consistentes com um comprometimento que o líder norte-coreano, Kim Jong Un, fez em cúpula com Trump em Singapura em 12 de junho.

O relatório do 38 North informou que progressos significativos na demolição do estande de testes foram feitos de julho até início de agosto, mas acrescentou: “Os componentes removidos anteriormente permanecem empilhados no chão”.

O relatório informou que atividades para derrubar uma construção de transferência/processamento montada em trilhos na plataforma de lançamento aparentavam ter sido paradas e que não é certo se atividades que haviam ocorrido em torno disto eram associadas com desmonte ou com modificação da estrutura.

O relatório do 38 North vem em um momento de amplas dúvidas sobre a boa vontade da Coreia do Norte em cumprir exigências norte-americanas para que abandone suas armas nucleares.

Não houve comentário imediato da Casa Branca.

O órgão de monitoramento nuclear da Organização das Nações Unidas, a Agência Internacional de Energia Atômica, informou em relatório na segunda-feira que não encontrou quaisquer indícios de que a Coreia do Norte havia pausado suas atividades nucleares.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.