Projeto ABC Cerrado forma mais uma turma em Paracatu, no noroeste

0 1.589

Neste mês, 24 produtores rurais da região de Paracatu, no noroeste do estado, concluíram o Projeto ABC Cerrado do Senar Minas, através da parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais do município. Esta é a segunda turma a concluir o Projeto, recentemente outros 16 produtores rurais também se formaram no ABC. Os resultados já são vistos nas pastagens, antes totalmente degradadas e agora vão ganhando vida de novo.

No município, o ABC teve ênfase em Recuperação de Pastagens Degradadas (RPD). Entre teoria e prática, os participantes aprendem sobre solo, pragas, manejo de pastagens, preparo de solo ideal, importância da matéria orgânica na formação de pastagens, elementos químicos necessários na formação de pastagens, elementos tóxicos no solo, tipos de corretivos de solo, coleta de amostra de solo e regulagem de distribuidor de insumo, adubo e sementes.

O objetivo do Projeto é estimular a sustentabilidade ambiental aliada à produtividade no campo com o uso de tecnologias de baixa emissão de carbono. Além da linha em Recuperação de Pastagens Degradadas, existem outras três: Integração Lavoura, Pecuária e Floresta, Sistema de Plantio Direto e Florestas Plantadas.

Paulo de Mendonça Filho, presidente do SPR de Paracatu e produtor rural há quase 20 anos na região, foi um dos participantes do Projeto. Apesar da experiência já adquirida, conta que aprendeu muito no ABC. “Foi extremamente dinâmico e prático. As tecnologias não param de chegar ao meio rural e precisamos estar sempre atentos a isso. Já estou aplicando o que aprendi nas pastagens da minha propriedade e vejo melhora a cada dia”.

A mobilizadora do SPR de Paracatu, Dita Oliveira, diz que ficou surpresa com a procura dos produtores rurais pelo ABC. “Para formar a primeira turma tivemos dificuldades para encontrar produtores rurais interessados, mas depois da conclusão dessa primeira turma a notícia se espalhou e agora já temos produtores rurais na fila de espera para participar do projeto”, comemora.

http://www.faemg.org.br/papeiscarta/senarnova.jpg

Elcio Fonseca Chaves Júnior
Assessor de Comunicação / Regional de Patos de Minas – ER08
Tel.: 55 34 3821.8366 • Fax: 55 34 3821.8366
[email protected] • www.sistemafaemg.org.br
Serviço Nacional de Aprendizagem Rural

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.